Manual de integração do EFI - Gerencianet.Bolix ao sistema MK-Auth

 Efí é homologada na Software Express para levar o Pix ao varejo

Abertura de nova conta no EFI - Gerencianet - passos de 1 a 2;
Copiar identificador da conta e preencher no campo correto - passos de 3 a 7;
Gerar nova aplicação de integração API - passos de 8 a 13;
Preenchimento do cadastro de nova conta bancária no sistema - passo 14;
Ativar o Bolix, o QR Code do PIX nos boletos - passos de 15 a 17;
Informações importantes e esclarecimentos finais - final da pagina.

 

Bom dia prezados(as),

 

Para fazer a integração do EFI - Gerencianet ao sistema, siga os passos abaixo:

 

Antes de começar, seguem algumas informações importantes:

- A integração com o EFI - Gerencianet com Bolix, está disponivel a partir da versão do sistema 21.04.

- Nos cadastros dos clientes, devem conter pelo menos o Nome completo, o CPF, o Endereço, o CEP, o E-mail e o Celular.

 

 

1. Para abrir uma conta no EFI - Gerencianet, acesse o sistema MK-AUTH, vá em em Provedor > Contas bancarias e clique no "+" para adicionar uma nova conta.
(Se já possui uma conta no EFI - Gerencianet, pule para o passo 3)
Selecione a conta EFI - Gerencianet.API Bolix e clique no local indicado na seta 3, como mostra na imagem abaixo:  

11001634698?profile=RESIZE_710x

 

 

 

2. Clique em "Abra sua conta grátis" e siga os passos informados para a abertura de conta no EFI - Gerencianet:

11001635457?profile=RESIZE_710x

 

 

 


3. Depois de aberto a conta, faça login em sua conta do EFI - Gerencianet: https://login.sejaefi.com.br/

11001464479?profile=RESIZE_710x

 

 

 

4. No menu do lado esquerdo, clique em "API":

11001466861?profile=RESIZE_710x

 

 

 

5. Clique em "Identificador de conta" do lado direito da página, para obter o identificador da conta:

11001467066?profile=RESIZE_710x

 

 

 

6. Copie o identificador da conta e clique no "x", para voltar a janela anterior:

11001467694?profile=RESIZE_710x

 

 

 

7. Volte na janela de cadastro da conta do sistema e cole o identificador da conta no local indicado:

11001470481?profile=RESIZE_710x

 

 

 

8. Volte para a janela da conta do EFI - Gerencianet e clique em "Criar aplicação":

11001470883?profile=RESIZE_710x

 

 

 

9. Dê um nome para a nova aplicação e depois clique em "Continuar":

11001470900?profile=RESIZE_710x

 

 

 

10. Expanda as opções clicando primeiro no local indicado pela seta 1 e depois no local indicado na seta 2:

11001471467?profile=RESIZE_710x

 

 

 

11. Habilite as opções, conforme indicado na imagem abaixo e clique em "Continuar", no final da página:

11001471856?profile=RESIZE_710x

 

 

 

12. Digite a senha da assinatura eletrônica de 5 dígitos, no painel com as letras no centro da página, indicado na seta 1 e depois clique em "Continuar":

11001472267?profile=RESIZE_710x

 

 

 

 

13. Copie a cheve indicada na seta 1 e cole no campo referente, no cadastro da conta, depois faça o mesmo com a chave indicada na seta 2 e clique em "Acessar aplicação": 

11001472659?profile=RESIZE_710x

 

 

 

 

14. Depois de colar as chaves Client_ID, Client_Secret e o identificador da conta, preencha o restante dos dados para terminar de cadastrar a conta no sistema.
Quando todos os campos necessários estiverem preenchidos, clique em "Gravar", no final da página, para salvar o cadastro:

11001473676?profile=RESIZE_710x

 

Sobre os campos:

- Seta 1: A Chave Client_ID que foi copiada em passos anteriores;
- Seta 2: A Chave Client_Secret que foi copiada em passos anteriores;
- Seta 3: A URL de retorno deve ser preenchida de acordo com o IP ou Domínio de acesso ao sistema; Exemplo: 
                                                           192.168.0.5/retorno/gerencianet_confirma.php
- Seta 4: No Cedente, preencha com o nome do proprietário da conta;
- Seta 5: O nome da conta no sistema, para selecionar no cadastro do cliente.

- Documento CPF/CNPJ: Preencher com o CPF ou CNPJ do proprietário da conta;

As instruções ao caixa no momento de pagamento, referente à multa, juros e desconto, devem ser preenchidos nos campos de instrução. (Somente se utilizar os campos de multa, juros e desconto) Exemplos: 

- Instrução linha 1: APOS VENCIMENTO MULTA DE R$ %percentual_multa%%
- Instrução linha 2: APOS VENCIMENTO COBRAR MORA DE R$ %valor_mora% AO DIA
- Instrução linha 3: Conceder desconto se pago ate %data_original% no valor de %valor_desconto%

 

 

 

 

15. Para ativar o Bolix, o QR Code do PIX nos boletos, clique no botão da engrenagem, para abrir o menu com as opções de configuração:

11001474260?profile=RESIZE_710x

 

 

 

16. No menu do lado esquerdo, clique em "Configurações de cobranças" e em seguida clique em "Boletos bancários e carnês":

11001474290?profile=RESIZE_710x

 

 

 

17. Habilite a opção de Bolix, conforme na imagem abaixo e clique em "Salvar configurações":

11001474499?profile=RESIZE_710x

 

Pronto, a integração foi concluida com sucesso.
Agora é só fazer os lançamentos, para os clientes.

 


Seguem alguns pontos importantes:

- Para gerar boletos para os clientes, é necessário e obrigatório o preenchimento correto dos campos de Nome, CPF, Endereço, CEP, E-mail e Celular, do cadastro do cliente.

- Para sair o QR Code do PIX nos boletos, é necessário está na versão 21.04 ou superior, do sistema.

- Não é possível gerar boletos com datas de vencimentos passadas, ou seja, não é possível gerar boletos já vencidos.

- Os procedimentos de alteração, geração da segunda via, cancelamento/exclusão e recebimento em mãos, podem ser feitos dentro do próprio sistema MK-AUTH. (Podem demorar até 24 horas para serem registrados no EFI - Gerencianet, exceto a geração da segunda via do boleto, que é instantânea.)

 

- Se a URL de retorno for alterada no sistema e não for solicitado a atualização da URL na plataforma do EFI - Gerencianet, o sistema não vai receber as notificações de pagamento dos boletos gerados antes da alteração.

- Os IPs que o EFI - Gerencianet utiliza, não podem estar bloqueados no firewall: https://sejaefi.com.br/artigo/quais-enderecos-de-ip-gerencianet-utiliza/

 

 

Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe MK-AUTH

Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Tutorial para Resolver Problema de Callback com EFI GerenciaNet

  Olá equipe de suporte, Estou enfrentando um problema com o callback da GerenciaNet em...